• Vida Leve
  • Posts
  • #6 - A Eterna Insatisfação e seu Remédio

#6 - A Eterna Insatisfação e seu Remédio

Cure-se e seja feliz

🎵 Clique aqui e escute essa playlist enquanto lê essa news.
Essa é parte da minha playlist de estudos, que fica no Spotify. Fabrizio e eu temos uma conquista juntos e ele nem sabe. Coloquei as minhas favoritas e deixei a pasta aberta para você adicionar músicas de leitura também. Será nossa playlist. 🙂 Na confiança que você não irá adicionar pagode, por gentileza.

Vivemos insatisfeitos. 

Inconformados, olhamos ao nosso redor e detalhes parecem não se encaixar. Cenários parecem errados. Pessoas inadequadas. Gostaríamos que o que experienciamos fosse diferente, e buscamos mudanças constantemente. “Agora vou fazer isso. Agora aquilo. Essa é minha nova meta. Preciso melhorar nisso.”

Geralmente, o insatisfeito já experimentou muitas delícias da vida. 

Viajou pelo mundo, comeu nos melhores restaurantes, mas ao voltar para casa, lá está um vazio.

Teve boas experiências, é apreciado por todos ao redor, tem uma bela aparência, e ainda assim… insatisfeito. Teve um bom relacionamento com uma boa pessoa, mas não era feliz. O que está faltando?

Pode parecer que estou falando de outra pessoa, mas falo de mim mesma. Vivi na pele a vida dos “sonhos" para constatar que isso não traz satisfação.

Lembro-me do dia que comi em um restaurante premiado com estrela Michelin. Foi um dos piores lugares que já comi na vida. Apesar da comida ser boa, no final do almoço, eu estava passando mal. Algo não me fez bem. Passei o resto do dia mal e o dia seguinte também. Por outro lado, esses dias pedi o melhor pescoço de peru que existe, o daqui ao lado da minha casa. Não tem nem no aplicativo. Liguei, pedi e o próprio dono veio trazer. Foi um dos melhores almoços que já tive. Custou R$ 60, com acompanhamentos. Sobrou tanto, que comi pescoço de peru a semana inteira. 

Lembro-me também do dia que fui na melhor vinícola do mundo, provar o melhor vinho do mundo. Para uma amante de vinhos, esse dia deveria ser o auge. Realmente, o lugar é maravilhoso, o vinho também, mas ao voltar pra casa de viagem, continuei com uma inquietante insatisfação com a vida. Ao me deitar para dormir, uma angústia sem explicação. O que faltava? 

Arrumando o cabelo aguardando meus pratos Michelin.

A insatisfação faz você sentir que não possui o suficiente, mesmo que possua.

Faz você sentir que não é o suficiente, mesmo que seja. 
Faz você querer ter mais, ser mais. 
Faz você querer mudar. De lugar, de cidade, de pessoas.

E eu te digo que mesmo que você vá para a Lua, sua insatisfação irá com você.

Essa falta, esse vazio, cansa. Sentimos exaustão pela falta de satisfação.

Também conheço de perto a pobreza extrema. Há 8 anos, trabalho incessantemente na linha de frente de ações sociais. Não paramos nem na pandemia. A fome foi desesperadora. Aprendi que a satisfação é relativa. Pelos barracos da minha cidade, feitos com pedaços de lixo no chão de terra, pessoas nos recebem com um largo sorriso. Ao entregar uma cesta básica, geralmente ouvimos “Deus é bom!”, enquanto a família com 6 crianças não tem sequer banheiro. Existem, a poucos quilômetros de nossas casas, pessoas que vivem sem banheiro, passam fome e mesmo assim gostam de Deus. É um dilema pra mim. Como podem sentir satisfação naquela situação?

Por estarmos sempre insatisfeitos, mal conseguimos sentir alegria, que dirá gratidão. Sorrimos por fora, enquanto definhamos por dentro.

Marina, minha sócia de caridade. Atrás, Joaquim, com a camisa que demos. Não entendo muito de futebol, mas uma coisa eu sei: Palmeiras não tem mundial.

Por diversas vezes, eu me encontrava no conforto do meu lar enquanto recebia mensagens de pedidos de ajuda. Como eu poderia sentir tanta insatisfação tendo tudo, enquanto convivia com pessoas que não tinham nada?

Por esses e outros motivos, busquei a satisfação na vida.

Tendo bom senso, sabemos que somos humanos e oscilamos de emoções. A questão não é ter satisfação plena. É o quanto de insatisfação versus satisfação você sente. Se pudesse dar uma porcentagem para cada, sem contar para ninguém, quanto seria? Existe alguma área da sua vida que você sempre se sente insatisfeito?

A eterna insatisfação é doença da alma que necessita de remédio.

Insatisfação com o outro

Acho engraçado como sou constantemente procurada por minhas amigas para dar conselhos amorosos. Eu sempre digo para procurarem alguém experiente, ao invés de uma solteirona.

O mundo não perdoa uma solteira caseira. Sou sempre questionada do porquê não saio a procura de alguém. Bom, primeiro que sair de casa é quase uma tortura. Minha casa, meu templo da paz. Tenho minha rotina leve e gosto de cumpri-la. Estive tão ocupada nos últimos tempos que nem vejo o tempo passar. Acima de tudo, aprendi que a satisfação com a vida nunca será preenchida por outra pessoa. É um estado próprio do nosso espírito. Estando com ou sem alguém, é possível sentir alegria, bem-estar, motivação.

Por algum motivo misterioso, os pedidos de conselhos são inúmeros. Então já que perguntam, dou meus pitacos

Recentemente, algumas amigas relataram términos, e diziam se sentir um lixo. Ah, os términos… o fundo do poço da baixa autoestima. Meu coração fica partido ao ver pessoa tão especiais se sentindo assim. É como se não conseguissem se enxergar como realmente são. Nos meu conselhos de amiga, apelo para os clichês, porém os verdadeiros:

“Esse traste não te ama, mas Jesus te ama.”
“Ela não foi compreensiva com você, mas Deus te compreende.”

Para conselhos amorosos, responda a essa news
com a palavra “Quero”

A verdade é que os relacionamentos dos insatisfeitos tem sido guiados pela impulsividade. O insatisfeito tem pressa. Pula etapas. De início, já questiona, julga, cobra. É preciso ter paciência até que duas mentes se encaixem.

Sou aluna fiel do Helio Couto há anos. Aprendi com ele que é necessário conversar 300 horas com uma pessoa para de fato conhecê-la e saber se dará certo. E isso deve ser feito pessoalmente. Conheço casais já casados que ainda não atingiram nem metade disso. 

Os eternos insatisfeitos não conseguem alcançar essa marca. Com minha maneira prática de estruturar ideias, aconselho “Você precisa de 75 encontros de 4 horas de conversa para saber se de fato vocês caminharão juntos”. E tenho que escutar como resposta “Ah, a gente conversa muito mais que isso pelo whatsapp, o dia todo.”

Céus… sinto-me uma senhora julgando a juventude. Espiritualista que sou, tento explicar que pessoalmente as verdades são expostas e as energias captadas. Hoje em dia, é como se a conexão de almas seja feita por wi-fi e um encontro presencial é apenas para cumprir o óbvio. Pouco tempo de convivência depois, as divergências começam a ser reveladas e ambos percebem que são incompatíveis. Outro ponto é que palavras podem esconder a verdade, enquanto atitudes revelam a realidade.

Quantos “Eu te amo” ditos já foram seguidos de atitudes agressivas? 

Pode parecer arrogância de minha parte quando digo que eu me sinto uma senhora aconselhando jovens, mas que passe um cavalo com asas na minha janela agora se eu estiver errada.

Bom, não passou nada. Prosseguindo…

O outro projeta em nós problemas que são dele. 2 insatisfeitos se relacionando pode ser algo trágico. As pessoas jogam em nós estresses que são delas. É provável que você carregue um peso nos seus ombros que sequer são seus. E isso dói fisicamente.

Insatisfação consigo mesmo

A armadilha da insatisfação é o feitiço virar contra o feiticeiro. Ao invés de olhar para fora e achar tudo ruim, você passa a olhar para si e não gosta do que vê. O que acontece é que enxergamos a vida da forma como nos enxergamos. Se nos falta amor próprio, faltará amor pela vida. Se não estamos satisfeitos conosco, não estaremos com mais nada. Nossa vida é um espelho do nosso interior.

Amamos o outro conforme temos capacidade de amar a nós mesmos. Por isso, a insatisfação com alguém ao lado. Essa pessoa nunca será suficiente se você não é suficiente.

A insatisfação traz consigo sua melhor amiga: a baixa autoestima. Um eterno insatisfeito tem dificuldade de se sentir bem por ser quem é, e fica projetando um eu ideal. 

O resultado: você ama seu eu ideal e passa a detestar seu eu original.

Está gostando dessa news? Inscreva-se gratuitamente para não perder a da próxima semana.

Em geral, é isso que fazemos com as pessoas com quem nos relacionamos. Projetamos nelas nossas expectativas, como se fossem nos salvar de nosso vazio existencial. Projetamos características que gostaríamos que a pessoa tivesse e a enxergamos de outra forma, fora da realidade. Projetamos sonhos. Uma hora essas projeções desmoronam e o que sobra é a verdade.

O quanto antes você puder enxergar quem realmente é, e se amar por isso, passará a enxergar como as pessoas realmente são, e as amará por isso. A verdade é que todos nós somos ainda insuficientes, e buscamos uma perfeição difícil de se alcançar. Temos defeitos, conflitos existenciais e desafios a serem superados.

A cobrança com a vida e com as pessoas volta como um chicote: a autocobrança. Passamos a achar que temos muito a melhorar, muito a estudar, a faturar, a conquistar.

Passamos a não nos enxergarmos por ser quem realmente somos - uma criação perfeita. Deixamos de conhecer nosso verdadeiro eu e nos diminuímos a nossas meras aparências, como um livro de capa velha e rasgada que esconde uma leitura edificante e transformadora.

O melhor conselho de solteirona que eu posso dar é que você busque primeiro a sua satisfação consigo mesmo, para depois se sentir satisfeito com outra pessoa. Se está um relacionamento, não digo para terminar e buscar sua satisfação isolado. Também não é para você fazer alterações em si para somente depois estar com uma pessoa. É para você sentir satisfação por quem é nesse momento.

Ame-se agora mesmo, sem nenhuma mudança. 

A agonia do insatisfeito é sempre buscar se melhorar ou alterar seu corpo físico e emocional para, somente depois da sua transformação, poder ser amado. Você deve ser amado como você é agora. 

Comece a enxergar que você realmente é, o seu eu interior, que nada tem a ver com esse invólucro material chamado corpo físico.

Você é muito mais que um corpo. Você é uma alma. E irá se relacionar com outra alma.

Por não gostarem de si, os insatisfeitos tendem a mentir, colocando suas projeções de quem gostariam de ser, ao invés de exporem quem realmente são. Perfis do Instagram são basicamente isso. Apresentam uma imagem de seu eu ideal para atrair outra pessoa.

Apresente-se como você é, ou jamais dará certo. 
Seja transparente. Tenha coragem de mostrar sua vulnerabilidade.

A eterna insatisfação com o outro é um reflexo de uma eterna insatisfação consigo mesmo.

“Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

O Remédio da insatisfação

Natureza também é um santo remédio.

Que remédio receitar aos que sofrem a angústia da insatisfação? 
Apenas um é infalível: amor por si mesmo.

É urgente que as pessoas comecem a se enxergar pela essência que realmente são, por dentro, ao invés de resumirem sua autoestima a um corpo frágil e bens materiais. 

Você pode tentar o placebo da cirurgia plástica, o xarope dos likes, a pílula do dinheiro ou a terapia da viagem. 

De nada adiantará, se o medicamento correto não for administrado.

Ame-se. Você tem muitas qualidades. Você é uma criação perfeita, feita por um Criador perfeito. São nossas distorções da realidade que criam nossas angústias. 

Olhe no espelho e assuma suas fraquezas. Aceite quem você realmente é e ame-se por isso. Você é o suficiente hoje. Você basta. 

Com a cura, vem a felicidade

Devidamente medicado, você poderá desfrutar de uma vida mais leve, com mais alegria.

Ser feliz exige de nós conhecimento de como a vida funciona. 

O que você pede, recebe. Porém, a forma como receberá é de liberdade criativa do universo. Nem sempre será como você gostaria. Tenha atenção ao que aparece na sua vida. Em geral, você sequer está pronto para receber o que deseja.

Imagine um ansioso em um retiro de silêncio.
Uma chata conhecendo um príncipe encantado.
Um preguiçoso sendo promovido. 
Uma rancorosa recebendo amor. 

Primeiro, a vida precisa te moldar para que você esteja apto a receber o que pediu. 

Eu chamo de acontecimentos de correção. São eventos que corrigem o seu caminho e lapidam a sua alma.

Suas bênçãos já estão prontas te esperando.

Nem sempre, você irá conseguir compreender que as dificuldades que está passando estão te levando para um cenário melhor. Sentir satisfação inclui ter domínio sobre a mente quando esses acontecimentos de correção acontecerem. 

Quando você perceber que está vivendo o que de fato pede e que os acontecimentos atuais fazem parte do processo que te molda, poderá sentir satisfação. 

Caso contrário, enxergará que sua vida está errada, que perdeu o controle.

Quanto mais você tenta ser feliz, mais rasteira leva?
Quanto mais tenta ser paciente, mais provações ocorrem?
Quando tenta amar as pessoas, surgem motivos para detestar?

Bom, é a lei da vida acontecendo.

Confie que tudo que deseja chegará no momento em que você aceitar receber.

“Caminha e chegarás. Encontrarás pedra sob os teus passos: olha, e tira-as tu mesmo.”

O Evangelho Segundo o Espiritismo

💬 Depoimentos satisfatórios

Fico muito feliz de saber como vocês se sentiram com as news. Dá um ânimo de continuar. Por favor, conte-me o que achou pelo direct ou responda a esse e-mail. ❤️

Tenho mais leituras como essa na minha Revista Levemente, que agora se tornou parte do Clube Vida Leve. Temos oportunidades para membros fundadores. Conheça mais sobre o Clube clicando abaixo:

💭 O que se passa na minha mente

📖 Leitura do momento:
Madame Curie: A Biography
Sou fã de Marie Curie. Gênia. Única pessoa do mundo a ganhar 2 Prêmios Nobel em ciências diferentes: química e física. Além disso, mãe, esposa, professora. Que mulher.

🎥 Documentário do momento:
Buy Now! The Shopping Conspiracy (A Conspiração Consumista) - Netflix
Esse me causou profundas reflexões sobre meu consumo.

🍿 Série que recomendo para os próximos dias:
The Chosen 
Conta a história de Jesus. Já perdi as contas de quantas pessoas me agradeceram por ter insistido nessa série. 
Tem no Netflix até a 3ª temporada, mas no aplicativo próprio deles no link acima tem até a 4ª.

A news da semana que vem será especial de Natal. 🎄
Falarei sobre como Jesus é meu maior Conselheiro.

📆 Além disso, teremos 3 eventos do meu grupo “Espiritualidade É Amor” e trarei as novidades.
Hoje: Confraternização do grupo - piquenique no Parque da Cidade.
Quarta: Ação de Natal - entrega de presentes das 100 cartinhas que vocês adotaram. Gratidão eterna.
Domingo: Sessão cinema - Natal com The Chosen - “Noite Sagrada”

Acompanhe nos stories.

Se ainda não se inscreveu, inscreva-se gratuitamente para não perder a news da próxima semana!

A título de informação, escrevo meus textos sem nenhum uso de inteligência artificial. Nem para correção do texto, pois ainda não aprendi. Portanto, cada vírgula foi escrita por mim, assim como os erros de paralelismo, no meu bom e velho bloco de notas. Com o tempo, irei aprendendo a melhorar tudo por aqui.

Dito isso, dê sua nota!

Reply

or to participate.